HISTÓRIA E NARRATIVAS AUDIOVISUAIS

Blog do grupo de História e Narrativas Audiovisuais da Faculdade de História da UFG.

Marcadores

Claude Lanzmann Lars von Trier Shoah cinema marginal desejo ensino médio narração testemunho

domingo, 23 de novembro de 2014

Cinema Paradiso ''Beijos do Cinema'' (Cena Final)

Postado por abdalajr@gmail.com às 16:21 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Arquivo do blog

  • 26 abr. (4)
  • 23 nov. (1)
  • 9 nov. (4)
  • 2 nov. (1)
  • 5 out. (1)
  • 21 set. (2)
  • 14 set. (1)
  • 7 set. (1)
  • 6 jul. (1)

Colaboradores

  • Adérito Schneider
  • Raisa Ramos
  • Wesley Martins
  • abdalajr@gmail.com
  • ana lucia vilela
  • doc.fic.hist

Os preferidos do DOC.FIC.HIS

  • Início
  • contracampo

Pesquisar este blog

Cinema brasileiro e cinema marginal - debate e didática

O cinema pensa, afirmou Deleuze. Certamente o cinema produz noções e percepções de tempo, das causalidades dos processos históricos, das formas de vida e sociabilidade em outros tempos.
Nossas percepções de outros tempos são, de certo modo, produzidos pelo cinema. Não será diferente para nossos alunos.

Inundados por uma visualidade hegemônica estadunidense, é nosso pensamento e nossa história que claudicam. Fica pendente a definição do que se quer dizer com a palavra "nosso" (brasileiro?, sul-americano?, popular?, burguês?, etc)

De qualquer maneira é preciso olhar para o cinema produzido nessas paragens. Começaremos pelo chamado Cinema Margina ou Cinema de Invenção ou ainda, Cinema Udigrudi. É um cinema de narrativa menos teleológica, menos clássica. Tido, portanto, como mais difícil de ser apreendido por nossos alunos.

Eis o desafio: que a ditadura empresarial-militar imposta aos brasileiros dos anos 1960 aos anos 1980, seja combatida, como foi, não apenas através de uma discursividade de resistência, mas por uma outra prática (experimental, é claro) de narrativa e pensamento sobre o tempo e sobre a história. Que nosso alunos conheçam essa prática, que possam dela usufruir.

Nosso propósito: apoiar a prática reflexiva e experimental no campo da história através da produção de material didático relacionado a filmes nacionais (geralmente disponíveis na internet). O material didático pode ser baixado pelo professor ou por quem mais se interessar e usado em sala de aula a partir das particularidades e necessidades do uso. Não pode ser vendido nem comprado.

Comentários e contribuições são bem vindos!!!!!!!!!!!
Tema Viagem. Tecnologia do Blogger.