HISTÓRIA E NARRATIVAS AUDIOVISUAIS

Blog do grupo de História e Narrativas Audiovisuais da Faculdade de História da UFG.

Marcadores

Claude Lanzmann Lars von Trier Shoah cinema marginal desejo ensino médio narração testemunho

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Internet e movimentos sociais foram decisivos para Dilma

Postado por abdalajr@gmail.com às 17:41 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Internet e movimentos sociais foram decisivos para Dilma

Postado por abdalajr@gmail.com às 17:40 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Internet e movimentos sociais foram decisivos para Dilma

Postado por abdalajr@gmail.com às 17:40 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Internet e movimentos sociais foram decisivos para Dilma

Postado por abdalajr@gmail.com às 17:38 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Arquivo do blog

  • 26 abr. (4)
  • 23 nov. (1)
  • 9 nov. (4)
  • 2 nov. (1)
  • 5 out. (1)
  • 21 set. (2)
  • 14 set. (1)
  • 7 set. (1)
  • 6 jul. (1)

Colaboradores

  • Adérito Schneider
  • Raisa Ramos
  • Wesley Martins
  • abdalajr@gmail.com
  • ana lucia vilela
  • doc.fic.hist

Os preferidos do DOC.FIC.HIS

  • Início
  • contracampo

Pesquisar este blog

Cinema brasileiro e cinema marginal - debate e didática

O cinema pensa, afirmou Deleuze. Certamente o cinema produz noções e percepções de tempo, das causalidades dos processos históricos, das formas de vida e sociabilidade em outros tempos.
Nossas percepções de outros tempos são, de certo modo, produzidos pelo cinema. Não será diferente para nossos alunos.

Inundados por uma visualidade hegemônica estadunidense, é nosso pensamento e nossa história que claudicam. Fica pendente a definição do que se quer dizer com a palavra "nosso" (brasileiro?, sul-americano?, popular?, burguês?, etc)

De qualquer maneira é preciso olhar para o cinema produzido nessas paragens. Começaremos pelo chamado Cinema Margina ou Cinema de Invenção ou ainda, Cinema Udigrudi. É um cinema de narrativa menos teleológica, menos clássica. Tido, portanto, como mais difícil de ser apreendido por nossos alunos.

Eis o desafio: que a ditadura empresarial-militar imposta aos brasileiros dos anos 1960 aos anos 1980, seja combatida, como foi, não apenas através de uma discursividade de resistência, mas por uma outra prática (experimental, é claro) de narrativa e pensamento sobre o tempo e sobre a história. Que nosso alunos conheçam essa prática, que possam dela usufruir.

Nosso propósito: apoiar a prática reflexiva e experimental no campo da história através da produção de material didático relacionado a filmes nacionais (geralmente disponíveis na internet). O material didático pode ser baixado pelo professor ou por quem mais se interessar e usado em sala de aula a partir das particularidades e necessidades do uso. Não pode ser vendido nem comprado.

Comentários e contribuições são bem vindos!!!!!!!!!!!
Tema Viagem. Tecnologia do Blogger.